18/08/2017

Domingos Sávio comemora decreto que transforma supermercados em atividade essencial



A partir de agora, os supermercados vão ser considerados como atividades essenciais da economia. O decreto que dá segurança jurídica para o setor contratar seus funcionários e negociar com prefeituras e sindicatos a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados entrou em vigor esta semana. O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) comemora a aprovação da medida. Para o tucano, os supermercados fazem parte da vida do brasileiro.
“O decreto estabelece os supermercados como serviços essenciais. Na verdade, isso é algo que já está mais do que consagrado. O supermercado está presente na vida de, praticamente, 100% na vida da população brasileira. As estatísticas mostram que mais de 80% do alimento consumido por toda população é adquirido em supermercado. E não é só alimentação. Hoje, os supermercados oferecem uma série de serviços e atendem uma série de necessidades básicas da população no dia a dia”, afirmou.
A mudança da norma atende uma solicitação feita no ano passado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A alteração na legislação pode melhorar o ambiente de negócios, dar mais competitividade ao setor, além de permitir o crescimento das empresas e a geração de empregos. Domingos Sávio ressalta como a mudança terá impactos positivos na economia.
“É um setor que emprega milhões de pessoas. E, muitos deles, funcionam também aos domingos, feriados. Só que isso tem gerado multas ao supermercados, ou a necessidade de pagar algum tipo de acordo ou até espécie de pedágio para poder funcionar, atender o povo. Por quê isso? Porque o decreto que regulamenta esses serviços essenciais é de 1949.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog